SOBRE A LIPOASPIRAÇÃO DA BOCA ROSA: AFINAL, QUAL É O PROBLEMA DE VERDADE?

08 dezembro 2017
Existem muitas questões a serem levantadas sobre esse assunto e quero debater todas aqui com vocês.



O assunto mais falado da minha timeline é a polêmica que se criou quando a Bia (Boca Rosa) falou sobre sua lipo nos bastidores de uma gravação de rádio com Léo Dias, mas ninguém sabia/avisou que estava sendo transmito (os bastidores) ao vivo no Facebook.


Durante todo seu processo de emagrecimento, ela compartilhava os momentos da sua reeducação alimentar, exercícios físicos e tudo que venha ser de maneira natural para sua perda de peso. A nenhum momento ela disse que tinha passado por uma intervenção cirúrgica para obter o corpo que a mesma está atualmente.


Tendo em vista que ela é uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil, e a grande maioria do seu público é composto por meninas jovens, as mesmas tomaram a Bia como inspiração/incentivo para obter o suposto resultado do corpo da blogueira. Um dos pontos em questão é: por qual motivo esse público começou a mudar os hábitos alimentares e praticar exercícios físicos? 


Desde de pequenos, é implantado nas nossas mentes um padrão de beleza imposto pela sociedade. Onde o "belo" se caracteriza por curvas bem definidas sem que exista algum tipo massa excessiva no corpo (além de outros fatores que no momento não vem ao caso já que não é o foco principal). À partir do momento em que algo foge dessa caraterística não é mais vista pela grande maioria como algo bonito. Com o passar do tempo esse padrão vem sido, aos poucos, quebrado por alguns indivíduos da sociedade que sentiam a necessidade de se libertar de tanta imposição.


A saúde mental não é um assunto explorado pela mídia, propaganda e sociedade. Hoje existem pessoas ativistas de causas sociais que questionam esse padrão de beleza e incentivam outros indivíduos que não é preciso seguir uma linha reta para "ser feliz" e bem visto socialmente. Aos poucos é notório ver pessoas mais satisfeitas com o estado físico do seu corpo, indo à praia sem medo de expor as dobrinhas, usando peças de vestuário que exiba mais a barriga, como por exemplo, o cropped, ou até mesmo algumas modelos plus size desfilando em passarelas.


Eu preciso fazer uma citação que a Bia compartilhou em um dos seus vídeos (que inclusive fala sobre as comidinhas da terra - em breve chegaremos nesse ponto): "É de dentro pra fora, não tem que começar pelo corpo, tem que começar por aqui (no caso, a mente)...". Você que está lendo esse texto, quantas vezes você já se perguntou sobre como estava sua saúde mental?


Retomando a questão que citei no começo do post, é saber qual foi o motivo que levou essas pessoas a mudarem seu estilo de vida. Se está ligado a questão de saúde do corpo causados pelos maus hábitos alimentares, ou apenas um desconforto social?


Como um seguidor da blogueira, lembro que ela começou a reeducar sua alimentação por conta da sua peça de teatro (que por sinal rodou o Brasil inteiro), tendo todo acompanhamento da sua nutricionista para manter sua rotina de gravações pro canal no youtube, os jobs, e ainda estar presente nos ensaios da sua peça, sem que isso causasse algum dano a sua saúde. Os 12 kilos que a Bia perdeu foi reflexo da sua alimentação saudável e exercícios físicos, e não por causa de lipo.


Em janeiro desse ano ela decidiu colocar silicone nos seios (inclusive foi no mesmo dia que ela fez a lipo) e foi extremamente atacada nas redes sociais por esse motivo. Outro ponto a ser levantado é: Qual direito aquelas pessoas tiveram de espalhar seu ódio gratuito nas redes sociais dela?


Quando alguém decide colocar sua cara na internet, ou melhor, alguém que trabalha com ela, está exposta a qualquer comentário que possa surgir nessa "terra sem lei". As pessoas se escondem atrás de telas de computadores, celulares, tablets, ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos, para expôr suas opiniões e pensamentos. Muitas vezes essas mesmas pessoas esquecem que de outro lado existe uma pessoa que lê todo aquele ódio em forma de palavras.


Antes mesmo da Boca Rosa ser uma figura pública, ela é a Bianca Andrade, uma jovem, uma mulher, uma pessoa. A mesma não aguento a chuva de ódio nos comentários das suas fotos do Instagram que teve que bloquear os comentários para que ninguém mais fosse capaz de digitar nada. É inacreditável a capacidade humana de jorrar ódio gratuito na internet.


Pelo fato da Bianca ser uma figura pública e trabalhar com a imagem dela, o público da internet em sua grande maioria acha que ela tem que contar tudo que acontece na vida pessoal dela. Você do outro lado da tela, quantas vezes você falou nas suas redes sociais as pessoas (e nomes) que você já pegou? Então...


Tendo em vista tudo que já haviam falado quando a mesma colocou silicone nos seios, ela quis evitar qualquer comentário relacionado ao corpo dela. Porém vocês devem estar me perguntando: "Mas Rick, ela faz isso no mesmo dia, porque ela escondeu a lipo e não o silicone?", e eu respondo pra vocês a seguinte coisa: O silicone é algo que dá para ver de imediato, diferente da lipo.


Eu não consegui entender o motivo que gerou essa polêmica, já que os kilos que Bia perdeu foi resultado do seu estilo de vida mais saudável e não da lipoaspiração. Apenas ela optou em querer fazer esse procedimento cirúrgico pra retirar uma gordurinha que ela não queria, e só. Inclusive, ela conta no stories do Instagram que as fotos do 'antes e depois' foram depois da lipo, ou seja, ela não enganou ninguém, apenas optou não contar sobre a cirurgia.


Como blogueira de moda e beleza, o lance de vida mais saudável nunca foi o foco principal dela, isso venho se tornando assunto com o passar do tempo, onde em momentos íntimos (pra mim é) ela registrava sua alimentação, exercícios... O interessante é que a mesma nunca forçou ninguém a fazer algo, ou até mesmo impôr algum padrão, ela apenas compartilhava um pouco da sua rotina com as leitoras.


Afinal, qual é o problema de verdade? Foi a blogueira não ter contato de uma cirurgia que não faria diferença, ou, interferia na vida de outra pessoa, ou mais uma questão de desconforto social? É muito importante lembrar que antes mesmo de corpos, nos somos seres humanos, somos pessoas.


Acho que consegui através desse post expôr tudo que penso sobre o assunto que está sendo o mais falado na internet, e espero ser compreendida no que quis falar. Bom, a caixa de comentários está aberta aqui para todos que se sentirem na necessidade de compartilharem o que acham. Estarei esperando as mensagens de vocês para termos um diálogo saudável. Ah, não esqueçam: Sem espalhar ódio gratuito, tá? ♥





Instagram  ||  Facebook  ||  YouTube  ||  Twitter 

2 comentários:

  1. Arrasou, antes de mais nada devemos pensar no outro, devemos fazer aquilo e querer aquilo que queremos para nós mesmo aos outros, mas não ao invés disso muitos julgam e tacam pedras. Muito triste aonde as pessoas podem chegar com seus discursos de ódio. Gosto muito da Boca Rosa, e fico feliz pelo sucesso dela, não dá para negar que ela mudou muito, mas quem não muda né? Estamos em constantes mudanças.
    Bjs

    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei da atitude das pessoas que foram nas redes sociais dela e a xingou

      Excluir